Nós alunos do Espaço Cultural Pierre Verger utilizamos o meio artistico através da oficina educação digital para divulgar nossas idéias e valores do ser humano em geral. Neste trimestre iremos divulgar os valores sociais dos negros. Temas como sociedade,cultura e arte serão abordados
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Denomina-se independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), no início do século 19, e a instituição do Império do Brasil (1822-1889) Oficialmente, a data é comemorada 7 de setembro em que ocorreu o "grito do Ipiranga" às margens do rio Ipiranga.
Em 7 de setembro, ao voltar de Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai, para que voltasse para Portugal.
Culminando o longo processo de emancipação, a 12 de setembro de 1822, o Príncipe foi aclamado imperador com o título de D. Pedro 1, sendo coroado no dia 1 de dezembro na Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, na então capital de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.
*Mônica Ana*
O príncipe regente do país então D. Pedro de Alcântara de Bragança(futuro D. Pedro 1), terá bradado perante a sua comitiva: "Indepêndecia ou morte!".
Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava a D. Pedro romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: " O pomo está maduro, colhe-o já, senão aprodece".
Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro pronunciou a famosa frase: "Indepêndencia ou morte"!, rompendo os laços de união política com Portugal.
*Mônica Ana*
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
Diferenças: a verdadeira cultura e folclore
Muitas pessoas acham que Baiana do acarajé tem haver com o folclore brasileiro. É uma ideia errônea, porque cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é: "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".
Mas o quem tem isso?
O problema é que folclore faz parte da cultura.
Como assim?
Folclore é um conjunto de mitos e lendas passados de geração a geração, E essas lendas e mitos é passados oralmente por outras pessoas e criadas no fruto da imaginação delas. Então, o folclore faz parte da cultura porque também é uma crença e varias pessoas acreditam em suas lendas ou mitos.
Não misturem o real com o irreal. Mesmo eu tendo um respeito mútuo, o folclore é uma mistura de seres imaginários e suas histórias.
Fica o aviso!
Beijos e até a próxima!
*Mônica Ana*
Assinar:
Postagens (Atom)